sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Ilustração – um elefante do imaginário infantil

Uma outra forma de expressão gráfica é a ilustração. É um tipo de expressão muito livre e pessoal, muito ligada ao imaginário de cada um.
O trabalho de ilustração pode ser realizando a qualquer técnica de expressão visual que sirva para transmitir ou ilustrar uma ideia ou um texto. Neste sentido, tentei recriar um elefante voador, leve como uma nuvem e que tivesse asas de anjo (para não usar o cliché do Dumbo do Walt Disney). Resolvi recorrer à montagem fotográfica para dar um ar mais real à coisa, e assim foi.
Depois de investigar a forma do elefante, os tipos de espécies existentes, os seu esqueleto e estrutura interna, pus a mão à obra.
Criei o meu elefante do zero, baseado nos meus estudos. Para isso fiz uma estrutura de arame e papel que cobri posteriormente com algodão. Apresento-vos o meu elefante:
20091106_4073
Depois de construir o elefante, fui para a minha varanda tirar umas fotos, com nuvens, para poder incorporar o meu elefante nessa paisagem:
20091123_4362
Nesta fase, o trabalho estava já quase completo. Em muitas situações, para um Designer Gráfico, uma boa fotografia pode ser o item fundamental para a conclusão de um óptimo trabalho.
Assim, apenas tive de realizar ligeiras alterações na fotografia tirada, na qual removi o ferro que suportava o elefante e os prédios que ficaram registados na parte inferior da fotografia.
Depois tive de aclarar o elefante e puxar o brilho nas zonas de luminosidade do elefante, para que este se confundisse com as restantes nuvens, criando assim a ilusão de que o meu elefante era mesmo uma nuvem. Eis o resultado final:
ilustração_final_elefante

Sem comentários:

Enviar um comentário